Resgatando Identidades.

"Mais do que retratar o caráter e a história de pessoas reais, trata-se de descobrir o foco de uma série de atitudes e comportamentos desequilibrados e inconscientes que fazem parte do cotidiano do ser humano, descobrir que existe um motivo para tudo nesta vida nenhum pouco passageira. Descobrir que existe um ladrão que trabalha em nossas vidas desde o dia em que nascemos, mas que também antes mesmo que ele existisse um homem já estava se preparando para resgatar a nossa identidade perdida.Redescobrir-se dia após dia e sentir-se amado por alguém que nunca sequer ouvimos falar realmente."

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

"O Ladrão das Faces."






São 7 horas da manhã, o despertador toca e eu ainda estava com sono como sempre, e parece que isto tem se tornado algo normal nos últimos dias...
Então fui ao banheiro, cambaleando entre um pé e outro, com os dois olhos pesados e desejando muitíssimo estar dormindo em uma ilha deserta, sem despertadores, diga-se de passagem.
E para a minha surpresa, ao olhar para o espelho eu não consegui me enxergar:
-Ah!Esse espelhinho embolorado e velho! – Exclamei!
Estendi a mão até a toalha ao lado e tentei limpar o espelho embaçado, mas não adiantou em nada, então, olhando para a minha face distorcida e confusa eu comecei a pensar, se é que posso chamar isto de pensar...

“Eu não lembro muito bem da minha infância, na realidade eu costumo brincar que nem tive infância, deve ser por isso que eu às vezes me sinto e ajo como uma criança, ou será que é apenas para dosar o meu temperamento crítico e rígido? É, deve ser! Afinal... uma criança sempre acalma nossos corações. Mas sabe de uma coisa? Eu realmente não lembro de muita coisa a não ser o dia em que eu descobri que eu era gay. Que descoberta! Apesar do medo e do susto, eu fiquei muito feliz. E era para eu estar feliz até hoje...
Mas por quê eu não me reconheço mais?Ás vezes eu não me sinto tão feliz mas isso deve ser algo normal também...Eu acho,né...
O fato é que eu estou olhando para mim e não vejo meu rosto devido ao espelho velho, embolorado e embaçado, por um momento cheguei a pensar que eu devo estar assim por dentro, embolorado, embaçado e “velho”...
Da mesma maneira que este espelho não foi fabricado dessa maneira suja e embolorado, eu acho que eu não nasci assim, não!Nossa!O que eu acabei de falar?Sempre fui a primeira pessoa a afirmar “Ei, eu nasci assim, não foi opção.”
Espere aí, é só uma imagem distorcida do meu rosto, que confusão!
Mas e se eu tenho um outro rosto e não sei?Quem garante que eu sou isso que eu vivo agora?Eu não lembro de ter nascido e em vez de falar “gugu-dadá” dizer “Eu sou isso, eu sou aquilo, eu serei isto, serei aquilo e fim”.
Quem traçou a minha vida?Quem foi que determinou a minha face, não a face que carrego exatamente, não o nariz do papai e os olhos bonitos da mamãe, mas sim a face que eu apresento para as pessoas hoje e principalmente a face que eu vejo no espelho todos os dias, e será esta face que eu verei até os fins dos meus dias, isto se eu não descobrir algo que está martelando a minha mente neste exato momento: Este é mesmo o meu reflexo?”


Esse é o relato de Fernando numa quinta feira ás 7 da manhã, Fernando ficou mais de uma hora tentando olhar-se em um espelho e refletindo em tudo isso que você leu agora, um jovem de 24 anos, que hoje em dia ele tem 26 e quando falamos sobre isto ele com um ótimo humor brinca “E eu perdi a hora do trabalho por causa dessa visão maluca toda que eu tive naquele banheiro, eu perdi o emprego, porém eu ganhei algo muito maior do que isso, eu ganhei a verdade sobre mim”.

Qual foi a “máscara” que colocaram em você?Por que será que batemos tanto no peito, com todo o orgulho do mundo, para falar “Sim! Eu sou isso! Sim, eu sou aquilo. Eu nasci assim e não mudo por ninguém, este sou eu, esta sou eu...” – O engraçado é que temos tanta convicção do que somos e do que temos até a hora em que surge o “Ladrão das faces”.
Quem é ele?Vamos conhecê-lo de uma forma fácil e natural...

“O Ladrão das faces.”

Origem: diversificação de personalidades, fortes influências inconscientes e despercebidas, criação, traumas, mídia, pessoas, frustrações, decepções, faltas, excessos, desejos ocultos...

Lugar de ação: atua na mente do ser humano, principalmente na formação de caráter e personalidade, fica na mente até que com o decorrer dos anos reflete para todo o corpo, fazendo de um simples e ingênuo pensamento ou idéia, uma forte e convicta forma de pensar, agir e viver.

Objetivo: Fazer com que o ser humano personifique suas diversas “faces”, roubando do ser humano sua verdadeira essência e identidade o afundando dia após dia em uma eterna crise existencial, dando-lhes uma falsa segurança e determinação, quando na realidade, este ladrão apenas lhe dá mais uma de suas inúmeras máscaras temporárias, a ponto da própria pessoa defender a causa daquela máscara, por achar que “nasceu” com aquela face, mal sabem que na realidade foi enxertada em suas mentes uma máscara, cheia de mentira, engano, que lhe causará um eterno peso.
“Para que tirar essa máscara logo agora? Deixe ela aí! Para que tentar lutar contra isto? Deixe isto aí. Está bem assim, eu sou feliz assim, ainda que não seja 100% eu sou, ninguém é 100% feliz, então não é a minha “máscara” que me deixa menos feliz...”

As pessoas não sabem, ou ao menos nem desejam saber, que muitas delas não são exatamente aquilo o que vêem no espelho, aquilo que elas afirmam ser e na maioria das vezes elas realmente não sabem, não que elas enganem as pessoas com uma “falsa aparência” mas pior, elas mesmas estão sendo enganadas!

Assim como Fernando, olhe para si mesmo, não com um coração duro e com uma mente fechada mas sim despindo-se de todo o teu “Não,mas eu acho que...”


Você foi gerado com um propósito.
Você tinha um rosto único, ninguém tem os mesmos traços que o seu, nem a mesma face que a sua.
De repente, você passou a ser “igual” a tantas outras pessoas, não é mesmo?Por mais que você tenha uma personalidade forte, uma opinião própria...
Será que você não faz parte a um grupo de pessoas exatamente assim?Os “Opinião própria!”...

E de “muito bem resolvido” você caiu para os “iguais a todos os outros que acham que são bem resolvidos.”
Você tem uma face e entenda a palavra “face” como quiser.
Você tem uma face e eles roubam a tua face, a tua identidade está em jogo a cada situação que você vive, numa hora uma coisa, em outra hora outra coisa, e quase sempre um ponto de interrogação seguido à um ponto de exclamação a toda hora!
Pense em uma pessoa que sofreu um grave acidente, seu rosto foi decapitado, sua face está em carne viva, sangrando e deformada, devido as fortes agressões que esta pessoa sofreu.
E para esconder seu rosto deformado e estranho, essa pessoa coloca uma máscara, uma máscara perfeita, poderíamos dizer que esta pessoa gosta muito mais da aparência desta máscara do que da sua própria aparência antes do acidente..
E com os anos está “máscara” vai criando raízes em seu rosto, cicatrizando, cauterizando aquela “máscara”, com aquela “pessoa”, em seu verdadeiro rosto...
Essa pessoa saí de sua casa, saí de círculo de amizade antigo, passa a viver em outros ambientes, ter novos amigos, se relacionar com outras pessoas, e com a máscara.
Ninguém o conhece, todos acham que ele realmente é aquilo e o mais incrível, ele se convenceu de que é aquilo que vê todo dia no espelho, e ele esqueceu completamente da imagem de seu verdadeiro rosto.Hoje ele vive normalmente, com sua máscara, sem nem lembrar mais de como é sua face verdadeira.
Mas as pessoas que o conheciam antes dele aceitar usar esta máscara, sabe que ele não é bem assim...
E acho que no fundo, apesar dele já não lembrar seu rosto verdadeiro, ele ao olhar no espelho nota que existe algo artificial, que existe algo “estranho” com ele, então ele toca em seu rosto, sente que a textura não é bem igual as demais texturas de rostos alheios, ele nota que verdadeiramente existe algo diferente com ele, um vazio, uma dúvida, um abismo e de vez em quando bate um desespero, mas para que se preocupar?Todos gostam da máscara, todos acham legal, ele é feliz desse jeito, tirando esses momentos em que ele não se compreende e quer descobrir quem ele é de verdade, claro!
E eu tenho algo a te dizer, estes momentos nunca vão acabar e você vai se afundar dia após dia, uma hora você vai notar que você foi “enganado”, e hoje em dia é um verdadeiro “Sem face”.E que aquela máscara que colocaram em você ou que você mesmo decidiu colocar não é tão bacana assim.

Já imaginou tentar arrancar essa máscara enraizada do seu rosto?Imagine uma pessoa arrancando sua face e por baixo daquela face, existe uma outra face,que é a sua verdadeira essência, orgem, é o seu verdadeiro Eu.
O processo de tirar esta máscara é doloroso, e é necessário a vontade da própria pessoa, ninguém poderá fazer isso por você, só você sabe o melhor jeito de puxar, a forma que dói menos, até onde você agüenta...E ao tirar a máscara você notará que o rosto que por baixo dela estava, estará em carne viva, sangrando e sensível.
Um ato agressivo, um ato radical.
Arrancar sua face, arrancar tudo aquilo que você olha no espelho todo dia...

Existe um bálsamo para esta ferida cicatrizar, existe um óleo para aliviar a dor das feridas formadas por causa desta máscara, por causa de uma vida inteira baseada em falsas alegrias, falsas convicções, baseada em princípios falidos, em mentiras.
Existe uma mão curativa que vai limpar as feridas que estourarem com o tempo.
Existe uma mão suave que vai limpar o pus, a sujeirada toda que será solta ao decorrer desta nova cicatrização, desta vez, a cicatrização da sua essência, da sua verdadeira face, e sei que posso chamar este processo de restauração e não mais de cicatrização.
Existe uma música que vai acalmar seu coração, uma voz que vai te revelar quando começou, o porquê, como surgiu, onde você errou, onde você não errou, até onde você foi culpado, até onde você foi enganado...Até onde se permitiu enganar...
Somos tão ingênuos, mal sabemos a força que existe por de trás de espelhos e rostos, não sabemos de nada mesmo, somos apenas seres humanos.
Vai doer para arrancar essa sua certeza, essa sua maneira de viver, essa sua crença, sua ideologia, esta sua filosofia de vida, vai ser doloroso mesmo arrancar suas vontades que depois só te fazem mal, estes seus vícios, esta sua personalidade deturpada e distorcida que às vezes nem você se ama e não se entende, vai ser difícil, principalmente se você não permitir que isto aconteça.


Porém mais difícil vai ser você permitir o uso destas máscaras e permitir que o Ladrão das faces roube a tua face, quando você ver renascer em seu rosto uma face pura, tão refrescante quanto águas de muitos rios, mais bela que um céu inteiro, uma imagem verdadeira, que te traz paz e realização...
Note que um rosto encoberto por uma “máscara”, não consegue enxergar quase nada, seus olhos estão como que vendados para ver.
E adivinha?Você vai abrir os olhos!Vai enxergar tudo de outra forma, você vai passar a “reconhecer” pessoas que usam máscaras pelas ruas, sejam máscaras de alegria, de tristeza, de falsas glórias, falsas vitórias...Quando na verdade, sem saberem ao certo o porquê, gastam seu tempo, dinheiro e suas próprias vidas e corpos com coisas e pessoas que são temporárias, corruptíveis e falsas.
Não é conveniente arrancar a máscara da cara de uma pessoa, da mesma forma que não é conveniente acusar, julgar e criticar pessoas pela forma delas serem e viverem.
Mas não custa nada pedir para que elas olhem no espelho e tentem enxergar aquela criança que um dia ela foi, buscar dentro delas algo eterno, incorruptível e verdadeiro.